Academia de Letras de Jussara PR - ACLEJU
Por: Jorge A. de Queiroz e Silva
Domingo, 22/02/2021, 17:55
Fonte: Por e-mail de Curitiba PR
Imagem: Campanha da Fraternidade 2021 - Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor
Imagem: Campanha da Fraternidade 2021 - Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor

Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor

A Campanha da Fraternidade, de iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizada de cinco em cinco anos, desde 2000, de forma ecumênica. A deste ano está a cargo do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), que contempla: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (Siríaca), Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Betesda, Centro ecumênico de serviços de Educação Popular.

Tenho observado, por meio de lives e pela mídia, que a Campanha da Fraternidade tem gerado polêmicas ideológicas. Alguns membros do clero e alguns leigos católicos dizem ter constatado heresias e boicotam o conteúdo da Campanha da Fraternidade 2021, cujo tema é FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO DE AMOR, com o LEMA: “Cristo é nossa Paz: do que era dividido fez uma unidade.” (Ef 2,14ª<

A Campanha da Fraternidade denuncia intolerâncias e preconceitos de indivíduos que vivem à margem da cidadania: povos tradicionais, jovens negros, mulheres, LGBTQI+, imigrantes, entre outros.

Espaço do Escritor - Resenha Cultural

Imagem: Livro QUARENTENA a Pandemia da Covid-19 o Coronavírus | Clube de Autores | Acleju


Livro Julia e José Luzes na Eternidade | Clube de Autores | Acleju


Imagem: Livro O Trem da Saudade sobre os Trilhos da Esperança | Clube de Autores | Acleju


Alguns parágrafos do texto-base da Campanha da Fraternidade não são claros, a meu ver, e devem ser revistos, porém, no cômputo geral, a proposta condiz com o pensamento da pessoa de Jesus Cristo.

A exemplo de Jesus, os cristãos são convidados a escutar e a desenvolver a empatia. Compreender uns aos outros é a chave da Paz!

A Campanha da Fraternidade denuncia falas negacionistas acerca da Covid-19 e da ciência, denuncia as críticas negacionistas contra a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) no ataque à pandemia.

A Campanha da Fraternidade denuncia a resistência ao isolamento social, fundamental no combate à Covid-19, por parte do governo e de parte significativa da sociedade, inclusive, com respaldo de determinadas igrejas.

Ora, o Brasil vive a pior epidemia de sua história, com quase 250 mil mortos, em menos de um ano, por causa da Covid-19. Estamos em meio à uma segunda onda, que se vislumbra mais avassaladora.

O corpo humano é o templo do Espírito Santo e merece zelo. Na Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, 6:19, lê-se: “ Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

Parabenizo ao CONIC por estimular o diálogo.

Jorge Antonio de Queiroz e Silva, historiador, palestrante, professor.

 

Imagem: Livro NENA O Menino que Inventav Histórias | Clube de Autores | Acleju

 

    Curta a página no Facebook    Siga a página no Twitter    Inscreva-se no Canal no Youtube

    Notícias de Jussara PR    Livros no Clube de Autores    Cursos online no Buzzero    JB Treinamento em Informática   
Copyright 2017-2021 ACLEJU
Direitos reservados | Reg. nº 712144485