"Apresentação do livro Encantando Clientes a Pedagogia das Vendas "
De certa forma, todos somos vendedores. A verdade é que querendo ou não sempre estamos vendendo alguma coisa: um produto, um serviço, uma ideia e, ao vender, estamos expondo nossa amizade, simpatia, honestidade, sinceridade, respeito, até mesmo a nossa autoridade enquanto vendedor.
Quais os caminhos que devem percorrer um bom vendedor? Deve oferecer simpatia, espontaneidade, felicidade; ninguém gosta de pessoas carrancudas, caras fechadas, estressadas, de mau humor. Deve percorrer os caminhos da confiança, demonstrando que não está ali apenas para vender, mas para servir, levar satisfação, contentamento, ajudando o cliente naquilo que procura. A venda é uma consequência.
Um bom vendedor deve contaminar seu ambiente com aquilo que chamamos de vontade, pois a vontade atrai oportunidades e, as oportunidades podem se transformar em realizações e crescimento. Um bom vendedor deve sorrir, agradecer, ter lealdade, honestidade, são valores indissociáveis que fazem muita diferença no dia a dia de um bom vendedor.
Um bom vendedor deve primeiramente conhecer em detalhes minuciosos aquilo que vende. É essencial dominar as técnicas e qualidade do produto, pois a qualquer momento poderá ser questionado sobre aquilo que está vendendo. O cliente tem o direito de saber, tem o direito de perguntar.
Portanto, um bom vendedor deve tratar o cliente com respeito. Jamais deverá chamar um cliente de “tio”, “Zé” ou de dona Maria. Deve sempre se apresentar com cordialidade e se não souber o nome do cliente, pergunte! Diga o seu nome e coloque-se à disposição do cliente. Chame sempre o cliente pelo seu nome, esse é um dos elos do encantamento!
Uma frase muito antiga “a primeira impressão é a que fica”, ainda está bastante atual e presente no cotidiano das pessoas, por mais que o mundo dos negócios se moderniza.
Segundo alguns dicionários, o período “moderno” foi influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade.
A tradição, portanto, é intrínseca da natureza humana. Embora, historicamente muitos pensadores discordam e dizem que é a última impressão que ficará gravada na mente do cliente; outros afirmam que isso não tem a menor importância.
Obs.: Tom Peters, professor e consultor diz: “Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem”.
Livros nas áreas de informática, gestão, negócios e literatura
Academia de Letras de Jussara PR - ACLEJU
As Aventuras de Antares
Literatura Infantil +Detalhes
O Menino Que Caçava Pássaros
Literatura Infantil +Detalhes
O Esconderijo do Formigo
Literatura Infantil +Detalhes>
As Aventuras do Formigarto
Literatura Infantil +Detalhes
El Escondite del Hormigo
Idioma Espanhol +Detalhes
Instante de Solidão - Poesias
Literatura Nacional +Detalhes
Júlia e José Luzes na Eternidade
Literatura Nacional +Detalhes