Academia de Letras de Jussara PR - ACLEJU
Imagem: Dimas Tadeu Covas, Diretor do Instituto Butantan e Presidente do Conselho Curador da Fundação Butantan.

Os 120 anos do Instituto Butantan

Aos 23 de fevereiro de 2021, o Instituto Butantan, o que mais produz vacinas no Brasil, completará 120 anos de gloriosas histórias.

A partir do porto de Santos-SP, em 1899, uma peste bubônica se espalhou. Preocupada, a administração pública criou o laboratório de produção de soro na Fazenda Butantan, zona oeste da cidade de São Paulo, sob o comando do mineiro Vital Brazil, cientista e médico, com objetivo de eliminar a doença. Este laboratório, denominado Serumtherápico, foi o embrião do Instituto Butantan, inaugurado em 23 de fevereiro de 1901.

Na contemporaneidade, o Butantan é renomado centro de pesquisa biomédica, com destaque nas pesquisas científicas e tecnológicas, bem como em suas divulgações, na produção de imunobiológicos, o maior do país, na produção de soros que combatem o envenenamento de cobras, aranhas, escorpiões. Vacinas contra Hepatite A e Hepatite B, raiva, HPV, Influenza Trivalente, H1N1 e DTPa, entre outros, são produzidas no Instituto Butantan.

E em meio ao novo coronavírus (Covid-19), causador da pandemia nacional e global, o Instituto Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac Biotech, biofarmacêutica, está desenvolvendo a Vacina CoronaVac contra a enfermidade epidêmica em curso, esperança de imunização dos brasileiros e brasileiras.

Dimas Tadeu Covas, Diretor do Instituto Butantan e Presidente do Conselho Curador da Fundação Butantan, explicou ao site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (FAPESP) de que forma o Butantan está participando do desenvolvimento da CoronaVac:

A associação com a Sinovac foi feita para agilizar o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19. O primeiro fator que justificou esse acordo é que a CoronaVac já estava pronta em abril de 2020. Foi uma adaptação de uma vacina anterior contra outro coronavírus, o Sars-CoV-1, causador da Sars [Síndrome Respiratória Aguda Grave]. Ela era feita com uma tecnologia de produção que dominamos, a de vírus inativado, muito parecida com a usada na fabricação da vacina contra a dengue. O segundo fator foi a possibilidade de trazer uma vacina rapidamente para o Brasil. O acordo envolvia o fornecimento de matéria-prima pela Sinovac. O Butantan já trouxe para o país o equivalente a 10 milhões de doses até dezembro de 2020, e teremos volumes adicionais até o final de 2021. Hoje, cuidamos apenas do envase e de uma mudança de formulação. Na China, as ampolas têm dose única. Já no Butantan, produzimos 10 doses por frasco, que é o habitual. Para incorporar a tecnologia de produção, estamos construindo uma fábric ultipropósito. Ali, produziremos a vacina contra a Covid-19 e outras com base em cultivo viral em células Vero [linhagem comumente usada em culturas microbiológicas, sintetizadas a partir de células isoladas dos rins de macacos]. A transferência que nos interessa é exatamente a do banco de células Vero, pois conhecemos a tecnologia de produção. Utilizamos o cultivo do coronavírus na produção de soro anticoronavírus [vacinas induzem a produção de anticorpos, enquanto soros são os próprios anticorpos]. As células usadas pela Sinovac, na produção da vacina, são as mais adequadas para o crescimento do vírus. O acordo prevê o repasse, se for de nosso interesse.

(...) O que precisamos avaliar é a conveniência de produzirmos a vacina no Brasil. Isso depende do ritmo da pandemia e do desenvolvimento de outras vacinas. A Sinovac tem uma grande capacidade de produção. A partir de outubro de 2021, quando a fábrica estiver operacional, é que vamos decidir sobre a incorporação dos bancos e a possibilidade de produção da vacina no instituto.

Sugiro que você dê um passeio pelos MUSEUS DO INSTITUTO BUTANTAN. Clicar em:

https://www.youtube.com/watch?v=X76Md5NhmgU&feature=emb_rel_end

Jorge Antonio de Queiroz e Silva, historiador, palestrante, professor.

Por: Jorge A. de Queiroz e Silva
Domingo, 12/02/2021, 15:00
Fonte: Por e-mail de Curitiba PR

Destaques

OMS pede aumento massivo na produção de vacinas contra o Coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, pediu um “aumento massivo” na produção de vacinas contra a Covid-19, reconhecendo para o mundo que essa é a alternativa para a erradicação da doença.

O diretor-geral da agência, Tedros Ghebreyesus, ao falar a jornalistas em Genebra, disse que as empresas farmacêuticas podem emitir licenças autorizando que outros produtores fabriquem sua vacina, como foi feito com tratamentos para HIV e hepatite C. Pois, a briga por patentes só tem dificultado a produção das vacinas.

Fonte: ONU News
Imagem: Instituto Butantan desenvolve a primeira vacina nacional contra covid-19 | Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil | Reprodução

"O Instituto Butantan desenvolve a primeira vacina nacional contra covid-19.

O Instituto Butantan anunciou hoje (26) que começou a desenvolver a produção-piloto da primeira vacina brasileira contra o novo Coronavírus. A expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos comecem em abril, o que ainda precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Chamada de ButanVac, essa seria uma vacina desenvolvida e produzida integralmente no Butantan, sem necessidade de importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). Segundo o governo, os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais se mostraram “promissores”, o que permitiria evoluir para estudos clínicos em humanos.

A produção-piloto do composto já foi finalizada para aplicação em voluntários humanos durante os testes. Os resultados da pesquisa clínica em humanos vão determinar se a vacina é segura e tem resposta imune capaz de prevenir a covid-19.


Fonte: Agência Brasil

Clube de Autores | jbtreinamento.com.br

Livros nas áreas de informática, gestão, negócios e literatura


Academia de Letras de Jussara PR - ACLEJU
Livro As Aventuras de Antares | Literatura Infantil
As Aventuras de Antares
Literatura Infantil

+Detalhes

Livro O Menino que Caçava Pássaros | Literatura Infantil
O Menino Que Caçava Pássaros
Literatura Infantil

+Detalhes

Livro O Esconderijo do Formigo | Literatura Infantil
O Esconderijo do Formigo
Literatura Infantil

+Detalhes>

Livro As Aventuras do Formigarto | Literatura Infantil
As Aventuras do Formigarto
Literatura Infantil

+Detalhes

Libro El Escondite del Hormigo | idioma Espanhol
El Escondite del Hormigo
Idioma Espanhol

+Detalhes

Livro O Trem da Saudade sobre os Trilhos da Esperança | literatura nacional
O Trem da Saudade
sobre os Trilhos da Esperança
Literatura Nacional

+Detalhes

Livro NENA, o Menino que Inventava Histórias | literatura nacional
Nena, O Menino que
Inventava Histórias
Literatura Nacional

+Detalhes

Livro O Padre e a Política Elo do Bem e do Mal | literatura nacional
O Padre e a Política
Elo do Bem e do Mal
Literatura Nacional

+Detalhes

Livro Instantes de Solidão - Poesias | literatura nacional
Instante de Solidão - Poesias
Literatura Nacional

+Detalhes

Livro Júlia e José Luzes na Eternidade | literatura nacional
Júlia e José Luzes na Eternidade
Literatura Nacional

+Detalhes

Livro QUARENTENTA a Pandemia da Covid-19, o Coronavírus
QUARENTENTA
A Pandemia da Covid-19

+Detalhes

 

    Curta a página no Facebook    Siga a página no Twitter    Inscreva-se no Canal no Youtube   

    Notícias de Jussara PR    Livros no Clube de Autores    Cursos online no Buzzero    JB Treinamento em Informática   
Copyright 2017-2021 ACLEJU
Direitos reservados | Reg. nº 712144485