Geny Severina de Queiroz e Silva
(1920-1997)

Autora da Letras do Hino de Jussara PR
Na década de 60, o então prefeito Manoel José Soares (1918-2008), um dos pioneiros de Jussara, pediu ao Dr. Gentil de Queiroz, que também foi diretor escolar e um exímio orador, para que ele fizesse a letra do hino de Jussara. Queiroz lhe respondeu: "Eu não ofereço as necessárias condições para este feito, mas a minha esposa oferece. Ela conhece teoria musical e toca piano". E assim a dona Geny começou a produzir a letra do Hino do município, cuja melodia é de Sebastião Lima.
Boanerges Vieira da Silva Filho

Autor da Bandeira do Município de Jussara PR
LEI N.º 182/67 - Dispõe sobre a criação da bandeira do município. Para o professor Quirino, de forma extraoficial nos informa que, o desenho da Bandeira é do mineiro e saudoso Boanerges Vieira da Silva Filho, contador da Prefeitura e da Câmara Municipal na década de 70. Daí o triângulo central, uma homenagem a Minas Gerais. Recebeu a homenagem com a denominação da Biblioteca Pública Municipal, através da Lei nº 455/1976, de 16 de dezembro de 1976.
Maria Dea de Mello Santos

Professora e Vereadora
Em 1954 após a construção do Grupo Escolar Senador Moraes de Barros, a professora Maria Deia foi a sua primeira Diretora.
Maria Déa foi vereadora na primeira legislatura de 1955-1959, tendo exercido a função de 1ª Secretária da Câmara em 1957 e 1958 e, exerceu a função de Presidente do Legislativo Municipal, em 1959.
Ela também foi reeleita para a segunda legislatura de 1959-1963, sendo que em 1960 exerceu a função de vice-presidente da Câmara de Vereadores. Em 1962, volta a exercer a função de 1ª Secretária no Legislativo.
Julita Alves Soares (1920-1957)

A homenagem foi dada pelo exemplo de mulher, esposa e mãe, sendo reconhecida pela comunidade, com a denominação a Escola Municipal Julita Alves Soares - Ensino Fundamental, conforme Resolução n.º 2.023. Atualmente, constam-se nos registros da escola, 440 alunos matriculados. Ela nasceu na cidade de Caculé, Estado da Bahia, em 12 de fevereiro de 1920, chegou em Jussara no dia 21 de fevereiro de 1952, juntamente com seu esposo, o senhor Manoel José Soares, que foi o primeiro prefeito no município de Jussara. Teve 04 filhos: Jesus Alves Soares, Carlos Alves Soares, Marli Alves Soares e Silvia Alves Soares. Ela faleceu em 21 de dezembro de 1957.
Professor Anselmo Campesato
O professor Anselmo Campesato nasceu em 08 de outubro de 1948, no município de Apucarana. Morava na Zona Rural, Pirapó, distrito do mesmo município.
Era filho de Antonio Campesato e Filomena Spaciare Campesato, descendentes de família italiana. Chegou em Jussara, em 1955, aos 7 anos de idade.
Depois de longos anos morando na zona rural, mudou-se para cidade. Cursou o Ensino Primário no Grupo Escolar Senador Morais de Barros, tendo
concluído em 1961. De 1964 a 1968 estudou na Escola Normal de Grau Ginasial - Américo Carlos Cariani. Em 1975 concluiu a graduação no curso de
Letras Anglo-Portuguesa na FAFIMAN - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari. Em 1997, concluiu pós-graduação em Língua Portuguesa
pela Universidade Salgado de Oliveira. Toda a sua carreira profissional foi voltado para a educação. O professor, foi homenageado com a denominação
de Ginásio de Esportes Professor Anselmo Campesato para o ginásio de esportes localizado no Conjunto Esportivo Valdomiro Carraro,
através Lei nº 809/99, de 20 de maio de 1999.
Carlos Sachi
Nesta sexta-feira (11/12/2015), faleceu Carlos Sacchi, o jussarense autor do livro de poesia Sede de Viver onde retratou a luta em conviver com a doença e vencê-la, "não no corpo, mas num espírito vibrante", descreve ao apresentar o seu livro.
Carlos Sacchi nasceu em Jussara, em 1966, cursou Zootecnia na UEM, em 1987, período em que escreveu suas poesias. Porém, em 1993, "após inúmeros tratamento de saúde, foi diagnosticado como portador de esclerose múltipa progressiva, o que o obrigou a interromper seus estudos e quaisquer outras atividades", narra o editor de seu livro.
O site da Academia de Letras de Jussara PR - ACLEJU presta esta singela homenagem com um de seus poemas:
Sem Barreiras:
Através do vidro
Passa luz e calor
Através dos tempos
Vive o amor!
Sérgio Porto | Stanislaw Ponte Preta - Escritor
Sérgio Marcus Rangel Porto foi um cronista, escritor, radialista, comentarista, teatrólogo, jornalista, humorista, ex-funcionário do Banco do Brasil e compositor brasileiro. Era mais conhecido por seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta.
Nascimento: 11 de janeiro de 1923, Rio de Janeiro.
Falecimento: 30 de setembro de 1968, Rio de Janeiro.
Filhas: Solange Porto, Ângela Porto, Gisela Porto.
Filmes: As Cariocas, Cartola - Música para os Olhos, É de Chuá!, E o Bicho não Deu.
Pais: Dulce Julieta Rangel, Américo Pereira da Silva Porto.
|
Academia de Letras de Jussara PR - ACLEJU
Produtos Stanley
(44) 99871-3082
(44) 99902-7471
As Aventuras de Antares
Literatura Infantil
+Detalhes
O Menino Que Caçava Pássaros
Literatura Infantil
+Detalhes
O Esconderijo do Formigo
Literatura Infantil
+Detalhes>
As Aventuras do Formigarto
Literatura Infantil
+Detalhes
El Escondite del Hormigo
Idioma Espanhol
+Detalhes
Instante de Solidão - Poesias
Literatura Nacional
+Detalhes
Júlia e José Luzes na Eternidade
Literatura Nacional
+Detalhes
Encantando Clientes a Pedagogia das Vendas
+Detalhes
Histórias de Jussara na Visão de Pioneiros
+Detalhes
NENA o Menino que Inventava Histórias
+Detalhes
O Padre e a Política Elo do Bem e do Mal
+Detalhes
Brasil um País Emergente a Frágil Democracia
+Detalhes
|