Academia de Letras de Jussara PR - ACLEJU
Imagem: Carol Dartora e a Consciencia Negra | Carol Dartora foi eleita com 8874 votos
Foto: Carol Dartora foi eleita com 8.874 votos
Imagem: Livro QUARENTENA a Pandemia da Covid-19 o Coronavírus | Clube de Autores | Acleju

Livro Julia e José Luzes na Eternidade | Clube de Autores | Acleju


Imagem: Livro O Trem da Saudade sobre os Trilhos da Esperança | Clube de Autores | Acleju

Carol Dartora e a Consciência Negra

Texto: Jorge Antonio de Queiroz e Silva

Aos 10 de novembro de 2011, por intermédio da Lei nº 12.519, foi oficializado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, cuja data passou a ser celebrada em 20 de novembro.

Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares (localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, uma comunidade de resistência contra o trabalho escravizado), assassinado em 1695 por bandeirantes sob o comando de Domingos Jorge Velho.

Certamente existem tentativas biográficas com intuito de neutralizar a memória desse líder, porém, o dia 20 de novembro significa a manutenção da memória da morte de Zumbi, a luta pela igualdade (tão negada ao longo da história) dos direitos dos afro-brasileiros, a luta contra a repressão.

Em clima de conscientização negra, Carol Dartora foi eleita vereadora, em terceiro lugar, com 8874 votos, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no último domingo, 15 de novembro. É a primeira negra eleita para cargo público nos 327 anos de história de Curitiba, cidade considerada patriarcal e racista no imaginário social.

Carol Dartora, professora, historiadora, militante dos movimentos feminista e negro, sindicalista, em sua primeira entrevista, após ser eleita, disse ao jornal Plural:

Acho uma pena quando um negro se elege e não se diz representante da pauta racial. Eu não posso deixar de ver o mundo pelo que eu sou, uma mulher negra e trabalhadora. (...) Não podemos continuar com esse discurso de cidade europeia, há uma imensa população negra aqui.

Tendo por referência o currículo de luta pelos direitos dos sujeitos históricos, acredita-se que Carol Dartora priorizará na Câmara Municipal pautas voltadas às políticas públicas.

Jorge Antonio de Queiroz e Silva, historiador, palestrante, professor.


Imagem: Professora Neide autora do livro Anselmo Campesato


Lançamento do livro Professor Anselmo!

 

    Curta a página no Facebook    Siga a página no Twitter    Inscreva-se no Canal no Youtube

    Notícias de Jussara PR    Livros no Clube de Autores    Cursos online no Buzzero    JB Treinamento em Informática   
Copyright 2020 ACLEJU
Direitos reservados | Reg. nº 712144485